Se você pensa que ela serve apenas para sentir os sabor dos alimentos, saiba que a língua pode revelar muito sobre a sua saúde.
A língua (que é um músculo) exerce papéis importantes; atua na digestão dos alimentos, coordena nossa fala e também age como guia para verificarmos nossa saúde em geral. Ela pode avisar sobre uma febre ou até mesmo em casos de anemia, gastrite ou diabete.
No caso de uma anemia, um dos primeiros sinais é atrofia da língua, ou seja, ela fica lisa, parece perder as papilas. Também é comum sensação de queimação na hora de se alimentar. Essa ardência também aparece em pessoas que estão desenvolvendo diabete. A alteração da glicose é capaz de gerar formigamento, boca seca, além de danos à gengiva.
O aparecimento de manchas ou placas brancas também é um sinal de alerta. Pode ser indício de uma infecção fúngica, como a candidíase, ou uma deficiência na imunidade, situação comum entre portadores de HIV. Acontece que, muitas vezes essas características significam apenas uma deposição de alimentos (saburra) nada que uma boa higiene bucal não resolva.
A medicina chinesa utiliza ha milênios a avaliação da língua, verifica cor, rachaduras, lesões e saburra. Os chineses enxergam em sua superfície uma projeção de outras áreas do organismo – a parte da frente reflete coração e pulmões; o centro, o sistema digestivo; e o fundo, os genitais. O corpo pode expressar suas aflições de diversas maneiras e a língua é uma delas.
Por isso diante de alterações persistentes ou recorrentes é importante procurar o dentista ou médico para o correto diagnóstico. Somente esses profissionais poderão lhe dar o correto diagnóstico, orientações e também os tratamentos específicos para cada alteração que a língua pode sofrer.
O autoexame da língua é fundamental! Cuide da sua saúde, cuide da sua língua!
Itero Scanner – Mais que um aparelho, um grande assistente!
Há poucas décadas seria impossível imaginar que nos dias de hoje você sairia da primeira consulta do seu tratamento odontológico já sabendo como o seu